Thursday, June 14, 2018

SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA

Atividade A: Em 1948,  a organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a saúde como um "estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças".

 
1.A.) Investiga a relação entre saúde e qualidade de vida. Serão sinónimos? Ou estão relacionados como causa e efeito?

Atividade B: A saúde da pessoa está ameaçada por diversos fatores, nomeadamente os fatores biológicos onde se incluem as bactériasAs infeções causadas pelas bactérias podem ser tratadas adequadamente com certos medicamentos, os antibióticos.

Visiona e analisa o seguinte vídeo " Bactérias versus antibióticos: uma luta constante": 

http://pt.euronews.com/2014/06/24/bacterias-versus-antibioticos-uma-luta-constante   

Questões: 

1.B. A notícia  refere a resistência bacteriana como um problema grave de saúde pública. Explica em que consiste este problema.  

2.B. Sugere duas medidas para prevenir  o problema da resistência bacteriana.    

Atividade C:               
O que é o COVID-19? 
O que devemos fazer?

Vídeo C- " Coronavírus explicado e o que devemos fazer" ( Stanford Medicine)
Questões: 
1. C. ) O vírus não é considerado um ser vivo. Justifica a afirmação. 

2. C. ) Quais as vias de transmissão deste vírus?

3. C.) Numa das fases mais graves da infeção os alvéolos pulmonares são infetados por bactérias e não diretamente pelo vírus. Como se explica esta situação?

4. C.) Identifica o constituinte do vírus que pode ser destruído pelo sabão.

5. C. Qual dos tipos de curvas pandémicas é mais perigosa: a curva em "U invertido" ou a curva mais achatada? Justifica a tua resposta.







                                                      

1 comment: